Dia Mundial sem Tabaco

A Organização Mundial da Saúde (OMS), criou no dia 31 de maio de 1987 o Dia Mundial Sem Tabaco, com o objetivo em prevenir doenças e mortes causadas pelo tabaco. O INCA é o principal responsável pela criação de material técnico e divulgação em nosso país. No ano anterior (2018), foi selecionado como tema “Tabaco e Doenças Cardiovasculares” pela OMS, com intuito de conscientizar cada vez mais sobre doenças do coração e cardiovasculares, além de acidentes vasculares cerebrais, causados possivelmente pelo tabaco. O tabagismo traz diversos riscos para a saúde do coração – contém grande impacto sobre a saúde cardiovascular.

A doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, mais conhecida como AVC, são provocadas por um bloqueio do sangue para o coração ou cérebro. E um dos fatores que aumenta a ameaça de doenças cardiovasculares, é o tabagismo, devido a formação de placas de gordura em vasos sanguíneos, causando o aumento da pressão arterial e a frequência cardíaca, além de induzir a insulina e diabetes, produzindo inflamação e a trombose.
De acordo a OMS, as principais causas de morte no mundo são por doenças cardiovasculares, 17,7 milhões de pessoas morrem anualmente. No nosso país, as doenças cardiovasculares representam cerca de 30% das mortes todos os anos. Muitas pessoas descartam o risco que a fumaça pode causar, mesmo não fumando, a convivência diária com fumantes aumentam o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, de 20 a 30%. Já para os que pararam de fumar, depois de um ano o risco de infarto reduz pela metade.

O objetivo do dia 31 de maio é que a sociedade e o governo assuma compromissos para promover campanhas contra o tabaco, conscientizando sobre o mal que pode fazer á saúde.

Tabagismo – Riscos

Todos sabem que o principal inimigo dos pulmões é sem dúvidas o tabaco. Mas, uma parte considerável não sabe que o tabagismo também é responsável por doenças do coração, trazendo um enorme risco a saúde cardiovascular, causando dependência física, comportamental e psicológica, o mesmo que acontece quando é feito o uso de outras drogas.

Separamos alguns riscos mais recorrentes devido o consumo do tabaco, confira:

Câncer e doenças respiratórias – O consumo do tabaco é a causa de aproximadamente 50 tipos de doenças, como doenças crônicas, cardiovasculares que são as principais, e o câncer. O câncer de pulmão é a principal causa de morte de câncer atualmente.

Impotência sexual – Poucas pessoas sabem, mas o tabagismo causa impotência sexual nos homens, e complicações na gravidez no caso das mulheres. Também é responsável por aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose e problemas respiratórios.

Envelhecimento precoce – O tabaco deixa a pele e os cabelos ressecados, reproduzindo o envelhecimento precoce, por causa da ausência de oxigenação. O hábito de fumar interfere na produção de elastina e colágeno, causando flacidez, e ajudando no aparecimento de rugas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.