7 características de um bom vigilante

Qualidades que fazem um profissional se destacar nessa área. São elas:

1. Apresentação pessoal

Considerando seu posicionamento dentro das empresas que o contratam, o vigilante deve, necessariamente, ter boa apresentação pessoal, pois em alguns casos ele é o primeiro contato com os visitantes. Fica, assim, a primeira e melhor impressão desses em relação à empresa.

Obviamente que isso não significa ser um modelo de beleza, mas o profissional deve se habituar a ter cuidados com limpeza e higiene, estar com a barba sempre bem-feita, com cabelos cortados e penteados. No caso das mulheres, os cabelos deverão estar presos.

O vigilante deve cuidar para se apresentar sempre com o uniforme correto e limpo.

Assim como a apresentação pessoal, a postura é fundamental. O que se espera de um vigilante é que ele esteja sempre alerta e pronto para agir em função da segurança da instituição para a qual trabalha e das pessoas que por lá transitam.

2. Discrição e sigilo

Esse profissional deve ser capaz de manter sigilo e agir de forma discreta. Em algumas situações ele trabalha na segurança de instituições financeiras, mas pode também atuar em escolta armada, transporte de valores, segurança pessoal e outros serviços.

Independentemente de onde for trabalhar, o vigilante deve manter uma postura discreta. Em alguns momentos é necessário aparecer de forma ostensiva para inibir a ação de criminosos, mas até mesmo essas aparições devem ser feitas considerando todos os protocolos de segurança.

3. Imparcialidade

Em paralelo às atividades de segurança, o vigilante atua na orientação e organização de visitantes de todos os órgãos públicos e privados. Portanto, a imparcialidade é uma característica primordial.

Seja quem for, o vigilante deve cumprir as ordens na íntegra, sem qualquer preocupação de se tratar de uma autoridade, diretor ou cliente comum. A urbanidade no trato da segurança é um fator fundamental, se aliando à imparcialidade.

Manter-se imparcial e impassível diante de uma situação de estresse, em seu local de trabalho, é uma prova para seu profissionalismo. Mas o bom vigilante sabe separar questões profissionais de tratamentos pessoais, desde que não faltem o respeito e a ética.

4. Cordialidade

Lidar com o público exige que o profissional vigilante mostre cordialidade o tempo todo. E o que os cursos especializados desenvolvem no profissional da segurança privada é justamente a capacidade de ser cordial sem parecer “mole” e descuidado.

A cordialidade é obrigação de todos os profissionais e pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho. Porém, especialmente o vigilante deve mostrar essa característica sem perder a postura profissional que transmite o respeito e a confiabilidade necessária ao exercício da atividade.

5. Coragem

Não poderíamos listar as características de um bom vigilante e deixar de fora a mais marcante de todas: a coragem.

O profissional precisa ser corajoso para enfrentar uma situação crítica, de perigo, mas também para assistir a uma pessoa em situação de emergência hospitalar, antes do atendimento adequado por especialistas da área de saúde.

A coragem pode ser traduzida como disposição constante para fazer o que deve ser feito, na hora e locais certos. Esse profissional deve estar sempre pronto e disposto a executar seu trabalho e cumprir as tarefas designadas a ele.

Em locais onde seja necessária uma ronda, por exemplo, em lugares ermos ou sabidamente perigosos, além dos procedimentos de segurança, a coragem é essencial.

6. Bom senso

A capacidade de discernir entre o certo, o errado e o aplicável à situação, pode ser uma boa definição para essa qualidade.

Dentre as características de um bom vigilante, essa é a que mais chama a atenção. O vigilante que desenvolve o critério de julgamento das situações (por mais críticas que pareçam) e consegue agir com sabedoria no momento exato, pode ser considerado um profissional dotado de bom senso.

Às vezes, o bom senso orienta a não agir. Em situações não tão críticas, uma demonstração dessa capacidade é aguardar o momento certo de agir, ou mesmo deixar que outra pessoa mais ligada à circunstância venha a controlar a situação.

7. Disciplina

Disciplina é inerente à pessoa que deseja trabalhar com segurança, especialmente como vigilante. Não se pode negligenciar prazos e horários, pois as questões de segurança envolvem vidas humanas e patrimônio de empresas que sustentam outros milhares de vidas humanas.

É inadmissível a falha em uma ronda de segurança, com pontos específicos de checagem e marcação de presença. Também não se tolera negligência em uma vistoria — pessoal ou veicular — quando os serviços envolvem itens valiosos da empresa.

É a disciplina que motiva o vigilante a estar no posto de trabalho antes do horário, uniformizado e preparado para o serviço, assim como a executar com precisão e profissionalismo todas as suas tarefas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.